A rede óptica Municipal de Guareí SP foi inspecionada em setembro de 2017.
Há 90 anos, surgiram as primeiras construções na confluência do ribeirão Guarda-Mor com o rio Guareí, nas propriedades de Elias Ayres do Amaral. Entre as primeiras casas, foi erguida uma capela, em homenagem a São João Batista. Surgiu assim o povoado de São João Batista de Guareí.
Em 09/03/1871, o povoado foi elevado a Freguesia do município de Itapetininga, pela Lei nº 14. e em 16/03/1880 foi elevada à condição de Cidade .
Em 03/07/1934, a localidade foi incorporada ao município de Tatuí na qualidade de distrito, com a denominação de Guareí.
Em 05/11/1936 Guareí foi elevada à condição de Município. O aniversário do A despeito do decreto ter sido emitido em outra data, o aniversário do Município é comemorado no dia 16 de maio.
O nome Guareí tem dois possíveis significados: Rio do Lobo Guará, “guará-y” ou Rio dos Macacos “guari-y”. O primeiro é o nome oficialmente reconhecido.
Acima, a igreja matriz de São João Batista do Guareí
Foto da equipe que participou das inspeções
Aqui é a Ellen Figueiredo, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.