RedeComep 10 anos

Placa 10 anos

Carta enviada aos colegas da RNP no dia 25 de agosto de 2015, sobre a cerimônia de comemoração dos 10 anos do projeto RedeComep:

RedeComep 10 anos

Campinas, 25/08/2015

Na última segunda-feira fui homenageado pela RNP por ter participado da iniciativa RedeComep durante seus dez anos de existência.

Quando recebi o email do Takashi me convidando para participar das festividades dos 10 anos no dia 24, desconfiei que iria receber algum tipo de homenagem. Mas, nem me passou pela cabeça (santa inocência) que teria que me dirigir à plateia na ocasião, caso viesse mesmo a ser homenageado.

Falei de improviso e estou incomodado até hoje por ter deixado de mencionar alguns fatos importantes que o grupo de engenharia precisa saber.

Como ficou dito e redito, nos últimos dez anos tive o privilégio de participar deste importante projeto. Hoje ainda existem diversos problemas de ordem operacional a serem resolvidos, mas, quando tudo começou, havia dúvidas até mesmo sobre o acerto da própria iniciativa.

Ao longo dos anos, as dúvidas desapareceram e hoje acho que ninguém duvida que a RedeComep chegou para fazer história.

Devido ao seu sucesso indiscutível, tornou-se paradigma para iniciativas mais abrangentes, como o Projeto Cidades Digitais do MC e outras redes que estão surgindo por este Brasil afora, por iniciativa de Estados e Municípios.

Mas, retornando à sessão solene, caso tivesse organizado melhor meus pensamentos, teria dito que o sucesso da iniciativa se deve a quatro fatores básicos:

  1. Firme determinação da diretoria da RNP em levar o projeto adiante;
  2. Modelo de gestão baseado na capacidade empreendedora das comunidades locais;
  3. Conjunto de Normas técnicas simples e racionais;
  4. Diligente trabalho realizado pela equipe da engenharia ao longo destes dez anos,

Teria sido oportuno mencionar aos presentes a dedicação de Cybelle e Celso nos primeiros e decisivos meses, e que os dois contribuíram, e muito, para o aprimoramento e complementação dos documentos e tabelas que Sílvio Lopes e eu minutamos quando as redes nem existiam.

Deveria ter citado nominalmente cada um dos elementos que hoje fazem parte do seleto grupo da engenharia e que vieram agregando valor ao longo dos anos. Em ordem alfabética: Dalila, Douglas, Helmann, Marco, Oswaldo e Rodrygo. Parabéns a eles, que me acompanham nas incursões pelo Brasil, e que aguentam estoicamente as mesmas piadas e as histórias de sempre. 

Para completar, deveria ter mencionado Aquino e Juan, consultores como eu, que vieram depois, mas, que também labutaram bastante e, melhor do que tudo, são hoje meus grandes amigos.

Finalmente, deveria ter-me dirigido, sem mencionar nomes, aos membros de comitês gestores e técnicos, coordenadores e colaboradores de Pops, que estão se revezando para “carregar o andor”, muitas vezes sem estrutura e sem recursos suficientes para esta missão.  

Considerem, portanto, que a placa que recebi também é de vocês!

Parabéns a todos nós!

J C Fanton

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *